Arquivo Notícias - Candidaturas Abertas / Seminários / Outras

PROGRAMA VALORIZAR

Realiza-se no próximo dia 18 de Março, pelas 10 horas, no auditório da CCDR Alentejo, uma sessão de esclarecimento sobre o Prgrama Valorizar.

Clique aqui para download de programa.

 

VALORIZAR - SISTEMA DE INCENTIVOS DE APOIO LOCAL A MICROEMPRESAS

No âmbito do programa Valorizar, que tem por objetivo o estímulo à atividade económica produtiva de base regional e local, foi criado o Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas (SIALM).

Este sistema visa apoiar iniciativas de microempresas em territórios com problemas de interioridade, criando ou fixando emprego e dinamizando economias locais.

Encontrando-se aberta a 1ª fase para apresentação de candidaturas, disponibilizam-se a Portaria e o Aviso de Abertura relativos ao Programa.

 

EDITAL - Atribuição de 3 lotes na UP11 - Moura

Consulte aqui o edital.pdf

PME DIGITAL - CONVITE PARA WORKSHOP EM BEJA

Irá ter lugar no próximo dia 18 de janeiro nas instalações do NERBE/AEBAL, um workshop de esclarecimento sobre o programa PME Digital, realizado localmente em colaboração com o NERBE/AEBAL - Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral e a Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja.

Com o programa PME Digital pretende-se dotar as PME da capacidade de utilizar a Internet para a promoção e comercialização dos seus produtos e serviços, bem como estimular novas formas de trabalho mais eficiente através da colaboração e comunicação.

Consulte aqui o programa

PME INVEST 6

O Governo aprovou na reunião de Conselho de Ministros de 8 de Junho a criação de uma linha de crédito de 1250 milhões de euros para apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME Investe 6), incluindo uma parcela de 450 milhões para empresas exportadoras e outra de 350 milhões para micro e pequenas empresas.

Documento anexo: PME_INVESTE_6

 

HASTA PÚBLICA DE LOTES E ACORDO DIRECTO PARA ATRIBUIÇÃO DE PARCELA DE TERRENO NA UP1 – ZONA INDUSTRIAL DE MOURA

A Câmara Municipal de Moura vai proceder à Hasta

Pública para Venda de 2 Lotes de Terreno na UP1: Lote nº38 com a área de 4318 m2, área máxima de implantação de 2237 m2 e área bruta de construção de 4474 m2; Lote nº48 com a área de 1288 m2, área máxima de implantação de 527 m2 e área bruta de construção de 1054 m2 e ao Acordo Directo,na modalidade de propriedade plena, da parcela integrada na zona de expansão definida na zona industrial de Moura um, com a área de 1 3539m2.

As candidaturas são até 10 de Maio de 2010.

Documentos: Edital; Ficha de Candidatura.

 

FORMAÇÃO-ACÇÃO PARA PME's

Com inicío no mês de Abril, irá decorrer o programa de formação-acção destinado às PME's localizadas na região Alentejo, que visa apoiar o processo de mudança dentro das organizações proporcionando-lhes formação e consultoria adaptada às suas necessidades.

Iniciativa promovida pelo IAPMEI na qualidade de entidade intermédia, sendo a ADRAL e as empresas que aderirem entidades beneficiárias. Esta iniciativa é integrada no Projecto Formação-Acção para PME, financiado pela medida 3.1.1 do Programa Operacional do Potencial Humano - POPH.

Documentos: Cartaz; Programa; Ficha de Inscrição.

 

INICIATIVA EMPREGO 2010 – Sessão de Divulgação no Distrito de Beja

Dia 16 de Abril, pelas 15 horas, realiza-se uma sessão de divulgação das medidas que integram a INICIATIVA EMPREGO 2010,
no auditório do NERBE/AEBAL - Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, Rua Cidade de São Paulo, em Beja.
 
Estas medidas visam, no contexto particular da crise económica internacional e da situação no mercado de trabalho, estimular a manutenção e a criação de emprego e promover a inserção profissional de desempregados.
 
Está disponível um conjunto de instrumentos de apoios: manutenção do emprego e redução da precariedade; contratação de trabalhadores; inserção profissional de jovens; inserção profissional de públicos particularmente vulneráveis; instrumentos de apoio à criação de empresas e do próprio emprego por desempregados.

Entrada livre. Clique aqui para abrir Ficha de Inscrição.

 

PME INVESTE V - LANÇADA NOVA LINHA DE CRÉDITO PARA PME

No âmbito das medidas de apoio às PME preconizadas pelo Governo, foi protocolado com a banca uma nova Linha de Crédito PME Investe V.

São mais 750 milhões de euros, dos quais 250 milhões são exclusivamente destinados a micro e pequenas empresas. O montante global pode vir a ser alargado para 2 mil milhões de euros e por essa via o montante para as micro e pequenas empresas ascenderá aos 600 milhões de euros

As condições de acesso deste novo instrumento de apoio foram alargadas às PME que tenham necessidade de regularização de dívidas ao fisco e à segurança social, permitindo a utilização até 30% do empréstimo para liquidar dívidas contraídas junto da banca.

A Linha permite que a garantia do capital em dívida seja majorada para 65% em operações realizadas por empresas que não tenham beneficiado de qualquer apoio nas linhas anteriores. No caso de operações de crédito realizadas por micro e pequenas empresas, o sistema de Garantia Mútua garante até 75% do valor do financiamento.

Operações elegíveis:

  • Investimentos em activos novos, quer sejam corpóreos ou incorpóreos, os quais deverão ser realizados num prazo máximo de 6 meses após a contratação da Linha PME InvestV;
  • Fundo de Maneio
  • Reforço dos capitais permanentes
  • Liquidação de empréstimos junto da banca desde que contraídos nos 2 meses anteriores e decorrentes da liquidação de dívidas ao Fisco e à Segurança Social

Para mais informações consulte:

http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=2561

 

INICIATIVA FORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS

Foi publicada através da portaria nº 183/2010 de 29 de Março a Iniciativa Formação para Empresários (Clique para abrir documento) .

A presente Iniciativa tem como objectivo reforçar e desenvolver as competências dos empresários de micro e pequenas e médias empresas (PME), através da realização de acções de formação e de aconselhamento que respondam às suas necessidades, visando a melhoria da sua capacidade de gestão e o aumento da competitividade, modernização e capacidade de inovação das respectivas empresas.

As acções previstas podem ser objecto de comparticipação financeira por parte do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), devendo ser iniciadas no decorrer do ano 2010 e finalizadas até 30 de Junho de 2011.

 

REGULAMENTO MUNICIPAL DE ATRIBUIÇÃO DE LOTES

Clique aqui para visualizar o documento.

 

CMM / BES - MICROCRÉDITO PARA CRIAÇÃO DO PRÓPRIO NEGÓCIO

A Câmara Municipal de Moura e o BES – Banco Espírito Santo assinaram no dia 5 de Fevereiro de 2010 um Protocolo de Cooperação a pensar nos micro-empresários, desempregados ou empregados por conta de outrem - pessoas que queiram criar e dinamizar o seu próprio negócio e não conseguem ter acesso ao crédito normal. 

O objectivo é apoiar investimentos relativos à criação do próprio negócio no concelho de Moura, visando sobretudo combater o desemprego e a exclusão social, contribuindo assim para a dinamização da economia local e fixação de pessoas.

O microcrédito BES consiste num pequeno empréstimo bancário que pode ir até aos 12.500€ e com um prazo máximo de reembolso de 48 meses.

 O BES garante ainda apoio na elaboração do plano de negócios e no acompanhamento do projecto.

Clique para ver Protocolo

 

SECTOR AGRÍCOLA E PECUÁRIO

Foi criado através do decreto – Lei nº1-A/2010 de 4 de Janeiro, uma linha de crédito no montante de 50.000.000€, com juros bonificados, destinado às empresas do sector agrícola e pecuário.

Clique aqui para visualizar documento.

ENCONTRO REGIONAL DAS INDÚSTRIAS AGRO-ALIMENTARES DO ALENTEJO

Vai realizar-se em Beja, no dia 11 de Março, o I Encontro Regional das Indústrias Agro-alimentares do Alentejo.

Serão abordados temas relacionados com a qualidade, inovação e sustentabilidade ambiental no quadro destas actividades.

O Encontro está estruturado em duas sessões.

Durante a manhã haverá uma Conferência dedicada a temas de interesse geral para as indústrias agro-alimentares, decorrendo à tarde um Painel de discussão, focado na indústria de transformação de carnes, que permitirá ilustrar através de um subsector concreto aspectos críticos, boas práticas, dificuldades e sucessos, nos domínios da qualidade, certificação e sustentabilidade ambiental.

Para mais informações:

AEAL - Associação dos Empresários do Alentejo Litoral -  Paula Pinela
Telefone: 269 441 299
E-mail: aeal.geral@aeal.pt
Fax: 269 498 786

Documentação para download: Programa; Ficha de Inscrição.

MODCOM – Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio – 5ªFase

Estão abertas candidaturas de 8 de Janeiro a 12 de Março de 2010. Para mais informações:

http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=2547

PRODUTOR DE MEL DO CONCELHO DE MOURA GANHA 1º PRÉMIO A NÍVEL NACIONAL

Clique para ver Diploma - Abel de Deus Ferreira

APOIOS AO TURISMO

A Turismo do Alentejo, ERT e o Turismo do Portugal, IP vão organizar em conjunto uma sessão informativa em Évora, no próximo dia 19 de Janeiro, pelas 10h30, no Hotel M’ar de Ar Aqueduto, acerca do Pólo de Competitividade e Tecnologia TURISMO 2015, com o objectivo de divulgar as medidas de apoio ao investimento, nomeadamente, os novos avisos para apresentação de candidaturas, específicos para projectos do sector do turismo.

Confirmação de presença até ao dia 15 de Janeiro para o seguinte email: roberto.grilo@turismodoalentejo-ert.pt.

Clique aqui para programa e ficha de inscrição.

SESSÃO DE DIVULGAÇÃO VON – Valorização da Oferta Nacional E FUTUR COMPET – Competências Empresariais para o Futuro

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Moura irá realizar uma sessão de Divulgação dos projectos VON – Valorização da Oferta Nacional e FUTUR COMPET – Competências Empresariais para o Futuro, no dia 9 de Dezembro de 2009, pelas 10.30h, no Cine Teatro Caridade em Moura.

O programa VON, pretende, através de uma campanha de promoção das empresas, marcas e produtos nacionais, criar junto da opinião pública uma atitude positiva em relação aos produtos produzidos em Portugal.

O programa FUTUR COMPET, pretende abordar, numa óptica de sustentabilidade empresarial, temas como a Eficiência e Diversificação Energética, o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Promoção da Responsabilidade Social das empresas.

Documentos de interesse: Sessão FUTUR-COMPET - Programa; Sessão VALORIZAÇÃO DA OFERTA NACIONAL - Programa.

Inscrições: aremelga@aeportugal.com

Telefone: 229981541

 

27/Novembro/2009 SI INOVAÇÃO

Foram hoje, dia 27 de Novembro, publicados dois avisos para apresentação de candidaturas ao SI Inovação

Candidaturas abertas para projectos que promovam a inovação no tecido empresarial através do estímulo ao empreendedorismo qualificado.

Prazos para apresentação de candidaturas: Entre o dia 27 de NovePara mais i

Para mais informações : www.incentivos.qren.pt

Documentos de interesse:

- Aviso para Apresentação de Candidaturas nº33/SI/2009

- Aviso para Apresentação de Candidaturas nº34/SI/2009

- Estratégias de Eficiência Colectiva

- Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado

- Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado, Avisos nº33 / 34

 

26/Novembro/2009 ESPAÇOS DO EDIFÍCIO DOS QUARTÉIS

- Regulamento Municipal de Atribuição do Direito de Ocupação dos Espaços do Edifício dos Quartéis

 

24/Novembro/2009 PRODER - ABERTURA DE CANDIDATURAS

De 23 de Novembro a 31 de Dezembro de 2009

Avisos de Abertura:

- Serviços Básicos para a População Rural

- Conservação e Valorização do Património Cultural

- Criação e Desenvolvimento de Microempresas

- Desenvolvimento de Actividades Turísticas e de Lazer

- Diversificação Actividades na Exploração Agrícola

Para mais informações: http://www.rotaguadiana.org/index.php?item=35

 

12/Novembro/2009 SESSÃO DE FORMAÇÃO NA ÁREA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

A Câmara Municipal de Moura, em parceria com o Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC-IST), no âmbito do Projecto Europeu SUNFLOWER (Working towards Sustainable Energy Communities throughout Europe) e em conjunto com os parceiros deste
projecto, está a promover duas sessões de formação relacionadas com a criação de empresas na área das energias renováveis.

As datas e locais das sessões de formação são as seguintes:
- 22 a 26 de Fevereiro de 2010 em Moura.
- 5 a 9 de Julho de 2010 em Sliven, Bulgária.

A participação nas sessões será gratuita, sendo garantida a viagem e estadia aos formandos.

Em anexo o anúncio das sessões onde consta mais informação, bem como o formulário de candidatura.

Para mais informações contactar: antonio.martins@logica-em.com
Documentos a consultar: Application Form, Call for RES Training

 

12/Novembro/2009 INICIATIVA OPEN DAYS EM MOURA

Vai decorrer em Moura no dia 19 de Novembro, pelas 10:00 horas, no Cine-teatro Caridade a Iniciativa Open Days.

O seminário “O Desafio da Energia nas Regiões Transfronteiriças”, é organizado pela CCDRA - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Regional do Alentejo e pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Trata-se de um evento que pretende à escala europeia induzir o debate sobre os desafios e oportunidades que cada região enfrenta em resultado da sua presença na União Europeia, destacando a importância da cooperação e da diferenciação das regiões em respeito pela sua cultura e tradições.

Em 2009, a temática da Energia foi o desafio lançado pelo Comité das Regiões a todos os participantes.

OPEN DAYS 2009 (European Week of Cities and Regions) - http://ec.europa.eu/regional_policy/conferences/od2009/mycity.cfm?nmenu=200&sub=2000

Inscrições até 13 de Novembro.

Documentos a consultar: Programa, Ficha de Inscrição

 

05/Novembro/2009 CONCURSO NACIONAL DE IDEIAS

Estão abertas as candidaturas ao 13º Concurso Nacional de Ideias, que será promovido em 44 estabelecimentos de ensino secundário, profissional e superior, de Norte a Sul do País. A decorrer até 19 de Novembro, a competição de ideias da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) será também promovida a nível nacional, dirigindo-se a todos os jovens entre os 18 e os 35 anos, com projectos de negócios inovadores e viáveis. Desenvolvido em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Concurso Nacional de Ideias visa facilitar a concretização de projectos de negócio, proporcionando meios financeiros, técnicos e formativos para o exercício da actividade empresarial.

Consulte o documento aqui.

 

02/Outubro/2009 INCENTIVOS AO TURISMO - NOVOS AVISOS PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

A Turismo do Alentejo, ERT irá dinamizar um conjunto de sessões a fim de divulgar as medidas de apoio ao investimento, nomeadamente os novos avisos para apresentação de candidaturas, específicos para projectos do sector do turismo, que serão publicados já no próximo dia 13 de Outubro.

Estes avisos inserem-se no Pólo de Competitividade e Tecnologia – Turismo 2015, que tem como objectivo essencial criar as condições necessárias para dar cumprimento às metas do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), garantindo um crescimento do turismo acima da média europeia e reforçando o contributo da actividade enquanto motor do desenvolvimento económico e social português.

Quem estiver interessado poderá inscrever-se até 13 de Outubro na sessão que se vai realizar em Beja no próximo dia 15 de Outubro, pelas 15h30, no Auditório da Expobeja.

Contacto: geral@turismodoalentejo-ert.pt.

Consulte o documento aqui.

 

16/Setembro/2009 Sistema de Incentivo à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Vale I & DT)  – Aviso 25/SI/2009

O SI I&DT tem como objectivo através do presente Aviso apoiar de forma simplificada a aquisição de serviços de I&DT por parte de PME a entidades do Sistema Científico e Tecnológico para dar resposta as necessidades especificas das empresas - criação de novos conhecimentos com vista ao aumento da competitividade fomentando uma melhoria nos produtos, serviços etc.

Prazos para a Apresentação de Candidaturas

Entre o dia 15 de Setembro de 2009 e o dia 13 de Outubro de 2009.

Para mais informações consulte os documentos, em anexo :

Aviso de candidatura n.º 25/ SI/ 2009

Guia do Formulário

 

Sistema de Incentivo à Qualificação e Internacionalização de PME ( SI Qualificação de PME) Vale Inovação  - Aviso 26/SI/2009

O SI Qualificação de PME visa a promoção da competitividade das PME através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa no mercado global.

O Aviso nº. 26/SI/2009 pretende - se apoiar a aquisição de serviços de consultoria assistência tecnológica, serviços de transferência de tecnologia, consultoria para aquisição, protecção e comercialização de direitos de propriedade intelectual e industrial e para acordos de licenciamento, consultoria relativa à utilização de normas e serviços de ensaios e certificação e de apoio à inovação por parte de PME a entidades devidamente qualificadas para dar resposta as necessidades específicas das empresas.

Para mais informações consulte os documentos, em anexo :

Aviso de candidatura n.º 26/SI/2009

Guia de Formulário

 

14/Setembro/2009 Regime Jurídico da Instalação, Exploração e Funcionamento dos Empreendimentos Turísticos.

Foi publicado o Decreto-Lei nº 228/2009 de 14 de Setembro que procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 39/2008, de 7 de Março, que aprovou o regime jurídico da instalação, exploração e funcionamento dos empreendimentos turísticos.

Para mais informações consulte os documentos, em anexo :

- Decreto-Lei nº 228/2009 de 14 de Setembro

 

11/Setembro/2009 SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA

Foi publicado em Diário da República, no dia 7 e 9 de Setembro, respectivamente, os modelos de Demonstrações Financeiras e o Código de Contas referente ao novo Sistema de Normalização Contabilística (Decreto-Lei 158/2009 de 13 de Julho), que veio substituir o Plano Oficial de Contabilidade.

Para mais informações consulte os documentos, em anexo :

- Decreto-Lei nº 158/2009 de 13 de Julho;

- Portaria nº 986/2009 de 7 de Setembro;

- Portaria nº 1011/2009 de 9 de Setembro.

 

09/Setembro/2009 SERVIÇO DE APOIO AO INVESTIDOR E À VIABILIZAÇÃO EMPRESARIAL

O Governo decidiu criar um Serviço de Apoio ao Investidor e à Viabilização Empresarial, da responsabilidade do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), destinado a ajudar empresas que atravessam dificuldades.
Este serviço pretende potenciar os actuais instrumentos de regularização da dívida disponíveis, tanto pela via executiva como pela via extraordinária, aliando-os, se necessário, à capacidade financeira de potenciais investidores.
Acaba por se tratar de um serviço de intermediação de vários interesses:

  • consultores - entidades que pela sua rede de contactos podem potenciar a angariação de devedores e investidores ao serviço, bem como oferecer competências específicas para a viabilização de empresas (nas áreas de internacionalização, modernização, reestruturação financeira, etc.);
  • parceiros - entidades que apoiam o IGFSS no estabelecimento de uma estratégia concertada para a viabilização da empresa devedora;
  • IGFSS (SAIVE) - entidade que gere o processo de intermediação e viabilização, garantido em todo o processo elevados padrões éticos, de confidencialidade e integridade de informação;
  • devedores - empresas devedoras à segurança social interessadas numa solução de viabilização empresarial com eventual entrada de investidor;
  • investidores - entidades interessadas em investir em empresas de determinado sector de actividade e/ou região.

Os potenciais parceiros, consultores, devedores e investidores interessados em aderir ao serviço deverão contactar directamente o Serviço de Apoio ao Investidor e à Viabilização Empresarial para análise privada da oportunidade.

Os contactos são os seguintes:

 

08/Setembro/2009 PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO

O Ministério do Trabalho e Solidariedade Social lançou um novo programa de apoio ao empreendedorismo, com o objectivo de estimular a criação de emprego (desempregados e jovens à procura do primeiro emprego, como também alguns trabalhadores independentes). O programa inclui duas linhas de crédito que serão geridas pela banca denominadas: InvestMais e MicroInvest.

InvestMais – Disponibilizará cerca de 85 milhões e destina – se a apoiar projectos superiores a 15 mil euros e até 200 mil euros, sendo 95% do investimento o montante máximo de financiamento ( com limite máximo de 100 mil euros e limite de 50 mil euros por postos de trabalho criado).

Microinvest- Apoiará projectos de menor dimensão financeira, 15 mil euros o máximo por projecto, tendo a linha um limite máximo de 15 milhões de euros. As candidaturas vão abrir já no dia 15 de Setembro de 2009

 

08/Setembro/2009 SISTEMA DE INCENTIVOS À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ( SI I&DT) - PROJECTOS DE I&DT EMPRESAS EM CO-PROMOÇÃO

Foi prorrogado até ao dia 9 de Outubro de 2009 o termo do prazo de candidaturas para Projectos em Co-promoção, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT). Recorde-se que a data limite para apresentação das candidaturas havia sido fixada no dia 15 de Setembro.

 Para mais informações consulte os documentos, em anexo :

Aviso para apresentação de candidaturas nº 16/SI/2009

Alteração ao Aviso nº 16/SI/2009

 

07/Setembro/2009 PRODUTORES DE LEITE: PODEM RENEGOCIAR EMPRÉSTIMOS DA LINHA DE CRÉDITO

A partir do dia 8 de Setembro, os produtores de leite podem renegociar com os bancos os empréstimos obtidos através da linha de crédito lançada em Março para o sector agrícola, de acordo com as novas regras hoje publicadas em Diário da República ( 7 de Setembro de 2009).

 Para mais informações consulte os documentos, em anexo :

Decreto-Lei nº 218/2009

 

04/Setembro/2009 PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO E À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO

Portaria nº 985/2009 de 4 de Setembro , que aprova a criação do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE), a promover e executar pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P., e que regulamenta os apoios a conceder no seu âmbito.

 Para mais informações consulte os documentos, em anexo :

Portaria nº 985/2009 de 4 de Setembro

 

17/Julho/2009 SI INOVAÇÃO - OPORTUNIDADES EMPRESARIAIS ASSOCIADAS A REDES DE NOVA GERAÇÃO

Aviso para Apresentação de Candidaturas Nº 14/SI/2009

Foi prorrogado o prazo de termo para a Apresentação das Candidaturas para o dia 31 de Julho de 2009.

O presente concurso tem como objectivo estimular o aproveitamento do potencial de desenvolvimento de novas actividades no País sustentadas nas RNG (Redes de Nova Geração), através do incentivo à produção de novos componentes ou equipamentos de redes ou de criação de PME em actividades de oferta de soluções com aplicação em áreas com relevo socio-económico.

 Para mais informações consulte os documentos, em anexo :

Aviso para Apresentação de Candidaturas n.º 14/SI/2009.

Alteração ao Aviso para Apresentação de Candidaturas n.º 14/SI/2009.

Referencial de Análise de Mérito do Projecto.

Referencial Redes de Nova Geração, “Oportunidades de Negócio e de Conhecimento”

 

16/Julho/2009 Projecto Regulamento Municipal de Atribuição do Direito de Ocupação dos Espaços do Edifício dos Quartéis

Documentos de Interesse (clique sobre os documentos para visualizar):

- Edital

- Projecto de Regulamento dos Quartéis

 

16/Julho/2009 SI INOVAÇÃO - Iniciativa Merca abre concurso para apoios ao comércio, serviços e restauração no âmbito dos Sistemas de Incentivos à Inovação .

Está aberta, até ao dia 30 de Setembro,  a fase de candidaturas de empresas do comércio, serviços e restauração ao Sistema de Incentivos à Inovação, no âmbito da Iniciativa Merca.

Os projectos candidatos deverão promover a inovação no tecido empresarial das PME dos sectores do comércio, dos serviços e da restauração, através da inovação produtiva, requalificação e modernização das actividades económicas dos estabelecimentos localizados em áreas abrangidas por Estratégias de Eficiência Colectiva reconhecidas como Acções de Regeneração e Desenvolvimento Urbanos(ARDU).

(Para visualizar clique sobre os documentos em anexo)

Aviso para Apresentação de Candidaturas n.º 19/SI/2009.

Referencial de Análise de Mérito do Projecto.

Protocolo “Iniciativa Merca”.

 

09/Julho/2009 Colóquio – “ Que Futuro para as PME’s no Novo Enquadramento Económico”

O NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral vai organizar um Colóquio aberto a todos os interessados que irá ter a participação do Prof. João Luís César das Neves, que irá ter lugar no próximo dia 17 de Julho pelas 10 horas e 30 minutos no Auditório do NERBE/AEBAL.

Associação Empresarial Do Baixo Alentejo E Litoral

Rua Cidade São Paulo Apartado 274

7801 – 904 Beja

TEL.: 284 311 350 FAX: 284 311 351

e-mail:nerbe@mail.telepac.pt

Documentos necessários:

- Circular n.º 14

- Ficha de inscrição

 

02/Julho/2009 PRODER - Desenvolvimento do Regadio

Vai abrir concurso no próximo dia 10 de Julho de 2009 a 17 de Agosto de 2009.

Aviso para apresentação de Pedido de Apoio n.º 03/ Acção 1.6.1/2009

Para mais informações consulte o sítio : http://www.proder.pt/PresentationLayer/conteudo.aspx?menuid=840&exmenuid=839

 

29/Junho/2009 PRODER : Investimentos de Pequena Dimensão

Candidaturas abertas: De 19 de Junho a 15 de Setembro de 2009

 Aviso de abertura

 - Para aceder ao formulário de apresentação de pedido de apoio consulte o sítio: http://www.proder.pt/PresentationLayer/conteudo.aspx?menuid=825&exmenuid=337

 

29/Junho/2009 PRODER : Modernização e Capacitação das Empresas - Sector do Leite

Encontram se disponível o aviso e o formulário para a apresentação do pedido de apoio – Explorações Leiteiras desde o dia 19 de Junho a 15 de Setembro de 2009

Documentos de interesse (Clique para visualizar):

- Aviso para apresentação de pedidos de apoio - Explorações Leiteiras n.º 4 acção 111/ 2009

- http://www.proder.pt/PresentationLayer/conteudo.aspx?menuid=818&exmenuid=816

 

29/Junho/2009 Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME

Encontram se abertas as candidaturas ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME desde o dia 24 de Junho 2009 até 15 de Setembro de 2009

Documentos de interesse (clique para visualizar):

- Aviso para apresentação de candidatura n.º 17/SI/ 2009- Energia Competitiva

- Aviso para apresentação de candidatura n.º 17/ SI/ 2009- Referencial “ Implementação de Medidas de Eficiência Energética”

- SI Qualificação e Internacionalização PME- Referencial de análise do mérito do projecto

 

29/Junho/2009 Sistema de Incentivos à Inovação – Energia

Estão abertas candidaturas ao Sistema de Incentivos à Inovação – Energia desde o dia 24 de Junho de 2009 e irão decorrer até 30 de Setembro de 2009

Documentos de interesse (clique para visualizar):

- Aviso para apresentação de candidaturas n.º 18/ SI/ 2009

(Empresas de Serviços de Energia – ESCO)

 - Aviso para apresentação de candidaturas n.º 18/ SI/2009 - Referencial

 - Aviso para apresentação de candidaturas n.º 18/ SI/ 2009 – Referencial de análise do mérito do projecto

 

17/Junho/2009 Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) - Projectos de I&DT Empresas em Co-Promoção

Encontram - se abertas as candidaturas ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) - Projectos de I&DT Empresas em Co-Promoção, desde o dia  15 de Junho de 2009 ao dia 15 de Setembro de 2009.

(clique sobre o Aviso para visualizar o documento)

Aviso para apresentação de candidaturas n.º 16/SI/2009

 

17/Junho/2009 Linha PME Invest IV

O Governo lançou no dia 15 de Junho de 2009 aLinha PME Invest IV para apoio ao Sector Exportador e às Micro Empresas, no valor global de 400 milhões euros.

Para mais informações consulte o sítio : http://www.governo.gov.pt/

 

15/Junho/2009 Nova legislação da Animação Turística / Apoios ao Investimento no Sector do Turismo

A Turismo do Alentejo, ERT em colaboração com a APECATE- Associação Portuguesa das Empresas de Congressos Animação Turística e Eventos, vai realizar uma sessão informativa sobre o novo regime jurídico das empresas de animação turística e sobre apoios ao investimento no sector do turismo, no próximo dia 23 de Junho, pelas 14h30, no Évorahotel, em Évora.

Para mais informações contactar: Tel. (+351) 284 313 540 

email: maria.macedo@turismodoalentejo-ert.pt

 

2/Junho/2009 Seminário “Energia Solar Perspectivas Económicas numa Óptica de Crescimento Económico e Institucional”

O Município de Ferreira do Alentejo vai realizar, no próximo dia 25 de Junho, no Parque de Exposições e Feiras desta Vila, um seminário denominado “Energia Solar – Perspectivas Económicas numa Óptica de Crescimento Económico e Institucional”.

O acesso ao programa completo e as inscrições online podem ser efectuadas em  http://www.cm-ferreira-alentejo.pt/solar.htm

ou clicando em <http://www.cm-ferreira-alentejo.pt/solar.htm>

 

1/Junho/2009 Novos fundos de apoios às empresas: FIEAE e FACCE

No Diário da República nº 91, Série I de 12 de Maio de 2009, foram publicados dois diplomas do Ministério da Economia e da Inovação no âmbito do apoio à actividade empresarial:

(clique sobre os decretos para visualizar o documento)

- Decreto-Lei n.º 104/2009 - Cria o Fundo Imobiliário Especial de Apoio às Empresas (FIEAE);

- Decreto-Lei n.º 105/2009 - Cria o Fundo Autónomo de Apoio à Concentração e Consolidação de Empresas (FACCE).

 

1/Junho/2009 SEMINÁRIO "EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ENERGIAS ALTERNATIVAS - ESTRATÉGIAS E TECNOLOGIAS"

Data de realização: 4 de Junho de 2009

Local: Porto - Exponor - Feira Ambinergia

Mais informações consulte o sítio: http://www.apemeta.pt/edicoes/apemeta/Desenvolvimento.asp?zona=76&artigo=9604&site=13&rev=30

 

1/Junho/2009 Linha de Crédito Especial - PME 2009

A candidatura à Linha de Crédito Especial -PME 2009 encontra-se aberta desde 31 de Março e decorrerá durante 12 meses.
Esta linha destina-se a apoio às empresas de Produção, Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas - “disponibilizar meios para financiar operações destinadas à realização de investimento em activos fixos corpóreos ou incorpóreos e reforçar o fundo de maneio necessário ao desenvolvimento da actividade e liquidar dívidas junto de instituições de crédito, ou de fornecedores de factores de produção, incluindo bens de investimento, que tenham sido contraídas no exercício da actividade.”.

Para mais informações consulte o sítio: http://www.confagri.pt/LinhaCreditoPME2009.htm

 

Prémios para Jovens Agricultores

O objectivo do Prémio é fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas; promover o processo de instalação de jovens agricultores e contribuir para uma adequada formação e qualificação profissional dos jovens agricultores.

PERÍODOS DE CANDIDATURA EM 2009

    De 1 a 31 de Janeiro
    De 1 a 30 de Abril
    De 1 a 31 de Julho
    De 1 a 31 de Outubro

Para mais informações consulte: http://www.ajap.pt/id.asp?id=s5p5_48

 

Atribuído o Prémio Municipal Jovens Empresários do Concelho de Moura

No âmbito da Feira do Bovino Mertolengo e da Feira Empresarial realizou se no dia 8 de Maio o seminário “Pequenas e

Médias Empresas – Novos Desafios em Tempos de Crise” no qual foi atribuído o Prémio Municipal Jovens Empresários do Concelho de Moura:

Foram galardoados dois empresários do nosso Concelho: Francisco Sena Gorjão Sociedade Unipessoal. Lda, cuja actividade é o fabrico de bolos tradicionais e na área das energias renováveis, instalações eléctricas e climatização, Plano B de Rui Eduardo Pelica Fialho.

 

Colóquio - Sistemas de Incentivos ao Investimento no Sector do Turismo

A realizar-se, em Moura, no Auditório da Comoiprel, a 8 de Maio de 2009. Mais informações consulte o programa em http://www.feirasdemoura.pt/Coloquio.pdf.

Encontro com a Hotelaria, Restauração e Bebidas

A AHRESP®, em colaboração com a Turismo do Alentejo, ERT e com a ASAE, vai levar a efeito, já no próximo dia 19 de Maio, pelas 15h00, um Encontro com os Empresários dos Sectores da Hotelaria, Restauração e Bebidas do distrito de Beja, que terá lugar no Auditório dos Serviços Comuns do Instituto Politécnico de Beja.
Neste Encontro pode esclarecer todas as suas dúvidas sobre a Nova Legislação do Sector, as Regras de Higiene e Segurança Alimentar e as Acções de Fiscalização promovidas pela ASAE, com o próprio Inspector-Geral, Dr. António Nunes, entre outras.

Para mais informações: Tel. (+351) 284 313 540 / email: maria.macedo@turismodoalentejo-ert.pt
Para consultar o programa clique aqui.

 

PEJENE 2009

Estão abertas candidaturas até 29 de Maio de 2009 para o programa de estágios para estudantes que se encontram a frequentar o penúltimo e último ano do ensino superior - PEJENE 2009

 Para mais informações consulte:  http://www.fjuventude.pt/pejene2009/

 

Abertas as inscrições para Formação e Consultoria

Trata-se de um programa de formação do IAPMEI, no qual a ADRAL foi seleccionada como entidade beneficiária.

Esta 1ª Acção denominada Acção Padronizada – Estratégia e Gestão Geral, está integrada no programa Formação - Acção para PME do IAPMEI e é totalmente financiada pelo POPH – Programa Operacional Potencial Humano.

As inscrições estão abertas até 24 de Abril.

Para mais informações contactar:

Raquel Flores – raquel.flores@adral.pt

Marta Comprido – marta.comprido@adral.pt

 Anexos: Ficha de projecto e Ficha de inscrição

 

Programa AGRO

Admite a apresentação de candidaturas, sob a modalidade de projecto não integrado em plano, ao abrigo das acções nº 7.1, 7.2 e 7.3 da medida n.º 7, «Formação profissional», do Programa AGRO. Para mais informações consulte o link.

 

Programas Operacionais do Terceiro Quadro Comunitário de Apoio (QCA III)

No âmbito das medidas de combate aos fortes efeitos recessivos que a crise financeira mundial tem produzido na economia, e na sequência do pedido dos Estados membros, a Comissão Europeia decidiu prorrogar o prazo de elegibilidade das despesas dos Programas Operacionais do Terceiro Quadro Comunitário de Apoio (QCA III) até 30 de Junho de 2009, permitindo-se assim a total absorção das verbas ainda disponíveis.

 

1.º Concurso de 2009 - Projecto Individual

Abriu dia 7 de Abril o 1º Concurso para o Projecto Individual no âmbito do SI PME.

Aviso para a Apresentação de Candidaturas n.º 03/SI/2009 

1. Prazos para a Apresentação de Candidaturas

Entre o dia 07 de Abril de 2009 e o dia 11 de Maio de 2009 (24 horas).

2. Objectivos e Prioridades

Os projectos candidatos ao presente Aviso, deverão visar a promoção da competitividade das PME através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa no mercado global, através da utilização de factores dinâmicos da competitividade.

3. Tipologia de Projectos a Apoiar

As modalidades de projecto a apoiar previstas no Regulamento SI Qualificação de PME, são as seguintes:

a) Projecto Individual (alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento do SI Qualificação de PME);

b) Projecto de Cooperação (alínea c) do n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento do SI Qualificação de PME).

São susceptíveis de apoio as seguintes tipologias de investimento em factores dinâmicos da competitividade:

  1.  Propriedade industrial
  2. Criação, moda & design
  3. Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos
  4. Organização e gestão e tecnologias de informação e comunicação (TIC)
  5. Qualidade
  6. Ambiente
  7. Inovação
  8. Diversificação e eficiência energética
  9. Economia digital
  10. Comercialização e marketing
  11. Internacionalização
  12. Responsabilidade social e segurança e saúde no trabalho
  13. Igualdade de oportunidades

Para mais informações: www.pofc.qren.pt

 

Prémio Municipal de Jovens Empresários

Encontram-se abertas as candidaturas para o Prémio Municipal de Jovens Empresários até ao dia 24 de Abril de 2009.

Para mais informações consulte o link Prémio Municipal de Jovens Empresários do Concelho de Moura

 

Programa INOV-JOVEM

Estão abertas as inscrições até dia 30 de Junho de 2009, para o programa INOV-JOVEM visa facilitar a inserção de jovens qualificados nas PME e promover o reforço de competências empresariais para inovar.

Para mais informações consulte: http://www.inovjovem.gov.pt/presentationlayer/primeinov_home_00.aspx

 

Prémio Start já foi lançado

Foi lançada no dia 30 de Janeiro a terceira edição dos prémios Start para destacar o empreendedorismo e inovação em Portugal. Este ano, o vencedor vai ganhar mais de 300 mil euros para desenvolver o seu projecto empresarial.

As candidaturas estão abertas até 7 de Abril e a partir daí, decorre o processo de selecção que termina em Novembro, com um vencedor de entre oito finalistas.

Consulte o site: http://www.premiostart.com/